quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Parlamento russo reconhece crime estalinista de Katyn


Fonte: “Diário de Noticia”,  Portugal, por Luís Naves

O Parlamento russo aprovou ontem uma declaração em que reconhece a responsabilidade de José Estaline no massacre de 22 mil polacos realizado em Katyn, na Rússia, em 1940.

O documento foi aprovado numa sessão tumultuosa da Duma, com resistência do Partido Comunista, na oposição, segundo o qual a declaração constitui “uma falsificação da história e a revisão das conclusões do Tribunal de Nuremberga”.

No texto afirma-se que “o crime de Katyn foi cometido sob ordem pessoal de Estaline e outros dirigentes soviéticos”. Sempre negado na URSS, o massacre foi reconhecido em 1990 pelo então líder soviético Mikhail Gorbachev.



O texto surge no contexto de crescente aproximação entre Moscovo e Varsóvia. O Presidente russo, Dmitri Medvedev, inicia dia 5 uma visita oficial à Polônia.

A 10 de Abril, quando se deslocava a Katyn em visita particular, o então presidente polaco, Lech Kaczynski, morreu num acidente de aviação em que pereceram todos os membros da sua comitiva. Então, polacos e russos tiveram momentos de aproximação.

A melhor vizinhança ficou também patente na recente cimeira da NATO, em Lisboa, onde a Polônia aceitou que a Aliança Atlântica aprovasse a parceria de cooperação com Moscovo.

Ontem, o jornal russo Vedomosti noticiava que Medvedev vai lançar uma campanha de “desestalinização”, incluindo abertura de arquivos e aprovando monumentos para lembrar as vítimas.

Citado pela Interfax, o conselheiro do Kremlin para os direitos humanos, Mikhail Fedorov, explicou que este não será o processo de Estaline, mas um estudo do seu regime. “Para mim, é evidente que todo o povo [soviético] foi vítima”, disse.

Em relação a Katyn, não restam dúvidas históricas. Morreram cerca de 22 mil membros da elite polaca, incluindo milhares de oficiais que se tinham entregue às autoridades soviéticas após a invasão alemã da Polônia.

A ordem para eliminar os polacos veio do Kremlin e foi cumprida durante vários dias por tropas da NKVD. As valas comuns seriam descobertas pelos nazis, tendo a notícia produzido enorme desconfiança entre os aliados, que incluíam um Governo polaco no exílio em Londres.

Desejaria receber atualizações gratis e instantâneas do blog 'Flagelo russo' no meu E-mail

Um comentário:

  1. Esta rolando um debate sobre a falsificação dos documentos de Katyn, de Viktor Hyukhin.
    Vamos ver o que vai ser agora.

    ResponderExcluir