domingo, 26 de abril de 2015

Um erro de cálculo, uma má sorte
e é a guerra nuclear,
diz ex-chefe do Serviço Secreto britânico

John Sawers, ex-chefe do Serviço Secreto inglês (MI6):
“A ameaça de confronto militar nuclear,
incluindo um erro de cálculo ou simplesmente má sorte,
ainda está presente. Temos isso em mente
quando falamos com a Rússia de Vladimir Putin”



Com um ar descontraído, sir John Sawers, chefe recém-aposentado do serviço de inteligência britânico (MI6), transmitiu uma mensagem alarmante em sua conferência no King’s College de Londres: pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, paira sobre o mundo o espectro da guerra nuclear.

“A ameaça de confronto militar nuclear, incluindo um erro de cálculo ou simplesmente má sorte, ainda está presente. Temos isso em mente quando falamos com a Rússia de Vladimir Putin”, declarou Sawers, segundo “El País”, edição em português.

O bem informado ex-chefe da espionagem inglesa refletia o temor – compartilhado por seus colegas britânicos, pelos EUA e pela OTAN – de que a crise militar na Ucrânia seja o prelúdio de mais uma aventura russa.

O risco de a Rússia tentar anexar territórios da Estônia, Lituânia ou Letônia aumentou em consequência do desgaste de sua economia. A fim de conter o descontentamento interno e preservar seu poder, Putin procuraria excitar o populismo com o espectro de uma ameaça ocidental a seu país.

Para Gideon Rachman, especialista em política internacional do Financial Times, “o agressivo nacionalismo orquestrado por Putin recorda a política da Rússia e da Alemanha nos anos trinta”.


A retórica russa nunca foi tão agressiva desde o fim da URSS. O jornal Pravda, porta-voz soviético na época e hoje caixa de ressonância de Putin, deu o seguinte título a um artigo recente: “Rússia prepara surpresa nuclear para a OTAN”.

A fragata Dragon inglesa escolta o porta-aviões russo Admiral Kuznetsov.
A fragata Dragon inglesa escolta o porta-aviões russo Admiral Kuznetsov.
“Erro de cálculo ou má sorte,pode deflagrar guerra nuclear
com a Rússia de Vladimir Putin”, diz Sawers.
Vários políticos russos ecoam a frase cunhada por Putin: “A Rússia é uma das principais potências nucleares”.

O embaixador russo em Copenhague, Mikhail Vanin, ameaçou atacar com mísseis nucleares barcos dinamarqueses, caso a Dinamarca, que é membro da OTAN, se una ao sistema antimísseis da organização, que está sendo montado no Báltico.

O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Martin Lidegaard, disse que os comentários de Vanin eram “inaceitáveis” e acusou-o de ter “cruzado a linha” vermelha ao acenar com mísseis balísticos.

“O perigo de que um mal-entendido ou um incidente à primeira vista inócuo deflagre um conflito catastrófico sempre existe”, disse um diplomata britânico, ecoando as palavras de Sawers.

“Putin brinca com fogo. O caos e a confusão podem provocar más decisões e acidentes terríveis.

“Não haverá convergência entre a Rússia e o Ocidente enquanto Putin continuar no comando”, disse Sawers.

“Se não tivermos sorte, dentro de pouco tempo voltaremos a conviver, como nossos pais ou avós, com o medo latente de sermos todos exterminados”, concluiu Sawers.

Unidades russas provocam incidentes em terra, mar e ar:




Contra a ameaça russa Polônia planeja a maior compra de armas de sua história:




Atualizações grátis de 'Flagelo russo' em seu e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário