quarta-feira, 1 de julho de 2015

Base estratégica da OTAN no Ártico
cai de alegre em mãos russas

A base de Olavsvern em mãos russas.
A base de Olavsvern em mãos russas.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




“O comunismo morreu!” – comemorou muito ingênuo a partir de 1991.

A mídia, que havia sido infiltrada intensamente pela União Soviética, ecoou o alegrote e desatinado soneto.

As prevenções caíram sem que se escarafunchasse demais a autenticidade dessa “morte”.

Entre outras coisas, o Ocidente se desarmou e desmoralizou suas Forças Armadas. Um pouco por toda parte, elas foram sendo mirradas ou condenadas a virar uma polícia mais pesadamente armada, com armas que diminuíam em número e, sobretudo, iam enferrujando.

A Noruega parece ter acreditado nessa ciranda tola, mas envenenada.

Ela possuía no Ártico uma base secreta de submarinos, vital para a defesa do Atlântico Norte ameaçado pelos submarinos soviéticos. Era a base de Olavsvern, perto do porto de Tromsø, que no entanto deixara abandonada.


Por fim, a base, que custara ao governo de Oslo cerca de 500 milhões de euros, foi leiloada por menos de 40 milhões a um homem de negócios pouco conhecido em 2008, noticiou o site 20minutes.fr.

Renunciando ao enorme complexo logístico de Olavsvern, a Noruega e a OTAN ficaram privadas de um ponto de apoio crucial nos mares do Norte.

No momento em que Putin desencadeia sua ofensiva na Europa Central, em que misteriosos submarinos russos encostam nas praias da Escandinávia, voos provocativos e incursões de navios de superfície da ex-URSS testam as defesas da OTAN, a Noruega foi descobrir que a base-chave do Ártico havia sido alugada à própria Rússia!

Altos oficiais da marinha norueguesa hoje aposentados choram junto a seus colegas da ativa.
“Perdemos a única base digna desse nome lá acima. É pura loucura”, troveja o vice-almirante retirado Einar Skorgen, ex-comandante da Marinha no Norte da Noruega:

“Nós somos os únicos, além da Rússia, que operamos permanentemente no mar de Barents, onde ambos temos uma fronteira comum”, lembra.

A estratégica base que custou 500 milhões de euros foi repassada à Rússia por menos de 40 milhões.
A estratégica base que custou 500 milhões de euros
foi repassada à Rússia por menos de 40 milhões.
O novo proprietário da base, Gunnar Wilhelmsen, postou fotos com os menores detalhes na Internet. E, como por obra de magia, a falida Rússia apareceu pagando o aluguel solicitado.

Na teoria, a base só será usada por navios científicos, mas que pelas suas peculiaridades podem desempenhar tarefas necessárias a uma Marinha de guerra.

“Uma coisa é clara: poucas pessoas sabem o que acontece nesses barcos”, observou o vice-almirante aposentado Jan Reksten, ex-número dois do exército norueguês.

A decisão de fechar a base foi do general Jens Stoltenberg, que se tornaria secretário-geral da OTAN e hoje exorta os países membros da Aliança Atlântica a não abaixarem as mãos diante das manobras russas. Risum teneatis.

A Noruega é um país rico em petróleo e possuidor do maior fundo soberano do planeta. A falta de dinheiro não foi escusa sincera para abandonar a base de Olavsvern.

O governo atual persiste na bobice e não presta ouvidos aos protestos dos militares. E o dono da base dispõe dela como bem entende. Ou talvez seja mais objetivo dizer “como o Kremlin bem entende”.

O caso da base de Olavsvern passará para a História como uma das mais bem-sucedidas manobras de “guerra psicológica”. Talvez mais característica e mais culposa de que os golpes de psy-war de Hitler e de Goebbels antes de desencadearem a II Guerra Mundial.

Quantas outras entregas igualmente perigosas não podem ter acontecido no mesmo período, das quais ainda não temos notícia?







5 comentários:

  1. Ótimo artigo. Gosto muito de ler os artigos que você publica, porém, independente de querermos ou não, o Ocidente enfraquecerá e a Rússia se fortalecerá, por mais que a realidade pareça o contrário. Isto é uma profecia bíblica, tendo Israel como agente direto da fúria da Rússia fortalecida e enfurecida. Que Deus nos guarde desses dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, a Irmã Lúcia, vidente de Fátima, explicou ao Padre Agustin Fuentes que a Rússia será o instrumento utilizado por Deus para punir o mundo por causa dos seus pecados. Apenas podemos rezar para mitigar as consequências de um pesadelo inevitável...

      Excluir
    2. A Rússia É A PECADORA pela qual Nossa Senhora informou aos meninos de Fátima que rogassem que o mundo orasse pela conversão. Caso não haja a conversão da Rússia, É ELA QUE PROTAGONIZARÁ A CRIAÇÃO DE UM INFERNO aqui na Terra.

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=az4dzdS79jU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Guerras entre os príncipes e súditos, entre o dogma e o erro, a luz e as trevas, o pobre e o rico. - Um grandioso acontecimento se está preparando no céu, para fazer pasmar a gente. - Far-se-á uma grande reforma entre todas as nações, e o mundo irá misturar-se como um oceano ... Russos, alemães, prussianos, cossacos, persas, polacos, franceses e italianos farão uma mistura, e lá na China e na Índia findará a rebeldia. ... Nunca o grande marulho se afervorou tão forte, nunca se viu um lobo desta espécie. ... A Rússia e a Inglaterra tornar-se-ão católicas. A Itália será pacificada, e o Turco cairá por terra. Conquistarão os lugares da Santa Palestina, e no alto das cúpulas erguer-se-á a Cruz Latina. - Depois, paz universal”. Profecia de São João Bosco

      Excluir