domingo, 16 de agosto de 2015

Argentina kirchnerista perto de Rússia,
como na era da URSS e da guerra das Malvinas

Cristina Kirchner em Moscou
Cristina Kirchner em Moscou
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Os representantes do governo argentino, Agustín Rossi e Sergio Berni, ao longo do ano assinaram em Moscou um vasto leque de acordos de cooperação russo-argentina, informou o jornal Clarín, de Buenos Aires.

Nem mesmo durante a Guerra das Malvinas se tinha visto uma aproximação tão intensa.

Um dos convênios visa à realização, pela primeira vez na história, de exercícios militares conjuntos entre os exércitos russo e argentino.

Outro convênio estabelece que os policiais de ambos os países trabalharão associados na perseguição aos narcotraficantes.

O governo Kirchner vinha afastando o país de uma cooperação intensa com os EUA nessas áreas. Agora a nacionalista e bolivariana revela o destino final dessa política: se aliar ao Kremlin.

O ministro de Defesa argentino, Agustín Rossi, assinou com seu homólogo russo um acordo para a “proteção mútua da informação secreta gerada pela cooperação técnico-militar” entre os dois países.


O objetivo declarado desse acordo é facilitar “a produção conjunta de equipamentos de uso militar e a formação de especialistas na área tecnológica, a execução de trabalhos científicos de investigação e de desenho experimental”, onde a Rússia exercerá a liderança.

Rossi explicou que “serão criados grupos de trabalho para a realização de um intercâmbio de pessoal das Forças Armadas visando ao treino e à formação e participação conjunta em exercícios e manobras militares”.

A Rússia e a Argentina incrementarão consideravelmente a cooperação militar.
A Rússia e a Argentina incrementarão consideravelmente a cooperação militar.
A Força Aérea Argentina comprou dois helicópteros russos Mi17E, que ainda não caíram, e quer comprar mais três.

A Marinha adquiriu quatro naves de patrulhamento para o Atlântico Sul e para assistência logística das bases na Antártida. 106 marinheiros argentinos serão treinados nos portos russos de Murmansk e Arcangel.

Sergio Berni, secretário de Segurança argentino, assinou um convênio com Viktor Ivanov, chefe da agência antidrogas russa, para “reforçar o intercâmbio de informação criminosa das organizações e pessoas envolvidas no tráfico de estupefacientes”.

Enquanto os países que respeitam o Direito Internacional aplicam sanções econômicas à Rússia pela anexação ilegal e despótica da Crimeia, Cristina Kirchner condenou em Moscou ditas sanções.

Na verdade, após desmoralizar e desarmar as forças militares e policiais argentinas, o governo nacionalista as subordina às equivalentes russas, que participam no esforço para recuperar a “grandeza” da ex-URSS.

Agindo assim vai transformando o país em vassalo de Moscou enquanto vitupera contra o ‘imperialismo’ americano e ocidental.


9 comentários:

  1. Luís, o senhor ficou sabendo do pronunciamento do Papa Francisco à uma rádio argentina de que a guerra vence-se não fazendo a mesma? Uma notícia desse pronunciamento saiu na Rádio Vaticano, mas sem dar o contexto. Será que o Papa estaria fazendo referência a uma possível guerra na Argentina por causa das Malvinas (Falklands)?

    Papa a emissora de rádio argentina: a guerra se vence não fazendo-a
    http://br.radiovaticana.va/news/2015/08/09/papa_a_emissora_argentina_a_guerra_se_vence_n%C3%A3o_fazendo-a/1164034

    ResponderExcluir
  2. Desculpem-me por trazer para aqui isto, mas há algo de errado neste ícone de "Nuestra Señora Desatanudos". Não é só a ambiguidade do nome mas também a ambiguidade das imagens representadas. Se calhar é apenas paranóia minha e de quem pensa como eu, mas esta imagem perturba-me profundamente.

    http://bucket.glanacion.com/anexos/fotos/93/1947193.jpg

    Basto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a imagem do link que vc partilhou. Numa olhada rápida, o que pude perceber de errado com a imagem se refere ao anjo que é uma mulher. Na Bíblia ou na Revelação Divina, os anjos nunca são representados como mulheres, mas sempre como homens. Já o anjo dessa imagem é uma mulher, e ainda por cima, com os seios descobertos, o que é indecoroso por estar junto de uma representação de Nossa Senhora. Ou seja, a representação do anjo junto à Nossa Senhora, além de herética, é indecorosa. Também achei estranho o outro anjo, mas não sei dizer bem o que há de errado com ele. Parece uma espécie de séreia... também causa uma certa estranheza. Também achei a figura de Nossa Senhora um tanto andrógena.
      Alex

      Excluir
    2. Mais um comentário sobre a imagem à qual o Bastou se referiu.
      Pareceu-me também que Nossa Senhora é representada como se fosse uma simples mulher, uma mulher comum, com uma certa sensualidade (ver o decote ao estilo "tomara que caia"); o que dependendo da intenção de quem fez a imagem, pode tornar a imagem blasfema. Faço esse comentário para utilidade do próximo, pois também eu não gostei dessa representação de Nossa Senhora, que tem vários elementos estranhos à iconografia tradicional.
      Alex

      Excluir
    3. Ok Alex. Primeiro, o nome do ícone Desatanudos, retirando um prefixo e um sufixo resulta na palavra "satan" o que, convenhamos, é uma coincidência bastante infeliz. Depois, há quem diga que esta devoção aparece muitas vezes ligada ao ocultismo, mas sinceramente não faço ideia. Agora o ícone em si, a sensibilidade utilizada pelo artista, é muito perturbador por diversos aspetos pouco ortodoxos.

      1. O tamanho exagerado da serpente.
      2. O pé que não esmaga a serpente mas parece acariciá-la.
      3. O tal anjo com uma aparência duvidosa.
      4. A forma pouco modesta com que aparece vestida a suposta "Nossa Senhora" de ombros descobertos, dando a sensação de que está a segurar a roupa numa forma provocadora.
      5. A sua expressão facial que denota um sorriso algo perverso.
      6. Aquilo que parece ser um olho dissimulado na nuvem junto à asa do anjo do lado direito.
      7. A lua que não está debaixo dos pés mas antes à frente.
      Enfim, não me parece uma boa maneira de representar a "mulher vestida de Sol com a lua debaixo dos pés" que derrota o dragão no livro do Apocalipse de São João. Se alguém entregasse esta imagem ao Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854,acredito que seria certamente excomungado. Não é uma maneira digna de se representar o único ser humano concebido sem uma única mancha de pecado, por mais pequeno e venial que este pudesse ser. Essa é a nossa fé de Católicos Romanos. A Imaculada Conceição de Maria é uma das grandes diferenças - senão a maior - que nos distingue de protestantes e de ortodoxos, justificada pelas aparições de Lourdes, em 1958, e reafirmada em Fátima em 1917, onde se pediu a consagração da Rússia (maior igreja ortodoxa) ao seu imaculado coração, a qual - na minha opinião - ainda não foi realizada.

      Mas o mais perturbador mesmo nesta imagem é a alegria e o sorriso jocoso do Papa Francisco quando recebeu esta coisa, e saber que tem pelo menos outra semelhante pendurada num das paredes dos aposentos papais onde costuma receber personalidade públicas.

      https://www.google.pt/search?q=pope+desatanudos&biw=1366&bih=634&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI8_eSqNS6xwIVxFsaCh3y_QlY#imgrc=s7GIsDYMtjG6PM%3A

      Mas, aos poucos, vamo-nos habituando aos excêntricos gostos deste Papa em matéria de arte, onde somar outros exemplos como o seu macabro crucifixo peitoral, a curiosa estátua de São Miguel colocada na Santa Sé e utilizada num ato de consagração daquele pequeno estado, ou ainda a tela da "crucificação branca" de Chagall.

      https://www.google.pt/search?q=st+michael+vatican&biw=1366&bih=634&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI_c3V0Ni6xwIVibUaCh0RSQ97#imgrc=73hAebw9d3RlSM%3A

      http://www.asaints.org/sites/default/files/imagecache/fullsize/photos/whitecrucifixion2.jpg

      Depois não admira que lhe ofereçam artigos religiosos em forma de foices e martelos. Se calhar eu estou a exagerar na minha observação, aceito essa crítica. Que Deus me perdoe se for o caso.

      Basto

      Excluir
    4. Basto, achei muito pertinentes as suas observações. Acredito que estejam certas e estão muito bem fundamentadas. Depois disso, essa imagem passa a ser perturbadora para mim também.
      Alex

      Excluir
  3. Um boato sobre o posicionamento do Papa Francisco em relação ao recrudescimento da tensão entre Argentina e Reino Unido:
    Vaticano minimiza gesto do Papa pelas Malvinas
    https://br.noticias.yahoo.com/vaticano-minimiza-gesto-papa-malvinas-141546402.html

    ResponderExcluir
  4. Agora em relação ao assunto tratado no texto, a questão de uma aproximação à Argentina é talvez mais significativa do que à primeira vista possa parecer. Estamos a falar - se eu não estiver em erro - da segunda maior nação da América do Sul, da terceira maior economia da América Latina, e um país que se assume como líder natural da América hispanófona. Por outro lado, podemos estar a falar do controlo militar de um dos pontos geoestratégicos mais importantes do mundo que é a única comunicação natural entre o Pacífico e o Atlântico (comparável ao estreito de Gibraltar em escala de importância). Adiciona-se ainda o problema mal resolvido das Malvinas onde, futebol e ressentimentos à parte, pode estar ali albergada grande parte do arsenal nuclear do Reino Unido e se esse for o caso, o russo sabem-no com certeza.

    Basto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato! Bem observado! O interesse da Inglaterra pelas Malvinas (Falklands) é estratégico. Não é a toa que Argentina está se aliando com a Rússia e também com a China.

      Excluir