domingo, 19 de junho de 2016

Ditos de Trump atemorizam países libres
e regozijam ditaduras

Para bálticos, Trump é um amigo encapuzado de Putin.
Para bálticos, Trump é um amigo encapuzado de Putin.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Num grafite gigante sobre o muro de um fast-food de Vilnius, capital e mais populosa cidade da Lituânia, apareceu toda a preocupação que suscita no país a eventualidade de o candidato populista Donald Trump assumir a presidência dos EUA.

Na perspectiva dos Países Bálticos, Trump vem agindo como um amigo e êmulo do agressivo dono do Kremlin Vladimir Putin.

A imagem é repugnante e claramente inspirada numa famosa foto em que o ditador soviético Leonid Breznev aparece beijando a boca do chefe comunista da Alemanha Oriental Erick Honecker, noticiou a agência AFP.

A simpatia que o pré-candidato republicano manifesta pelo dono do Kremlin não parece ser apenas eleitoreira, mas resulta de uma afinidade de modos de ser e de governo, além de um fundo populista que está sendo recusado na América do Sul, mas reina de látego na mão na imensa Rússia.



“Temos a impressão de estarmos engajados numa nova guerra fria e os EUA poderiam vir a ter um presidente que corteja a Rússia”, disse à AFP o proprietário do fast-food em cujo muro está o grafite, Dominykas Ceckauskas.

“Vemos as semelhanças entre os dois ‘heróis’”, acrescentou ironicamente. “Ambos têm um ego inchado ao extremo e é preocupante ver que eles se dão tão bem”.

Os lituanos, da mesma maneira que as outros povos bálticos vizinhos, estão preocupados pelas posições críticas de Trump à NATO. A Aliança Atlântica é para eles a garantia de sobrevivência face ao gigante agressivo que procura recompor o império despótico da ex-URSS.

“Trump disse publicamente que Putin é um líder forte e que a NATO está obsoleta e gera muita despesa”, apontou o Prof. Kestutis Girnius, do Instituto de Relações Internacionais e de Ciências Políticas de Vilnius.

“O grafite reflete o medo dos lituanos de que Trump venha fazer salamaleques a Putin e negligencie suas obrigações de garantir a segurança dos países bálticos”, explicou.

Para os lituanos, a afinidade entre as duas figuras se reflete até na duplicidade típica de populistas dispostos a trombetear qualquer propósito, com ou sem sinceridade, para seduzir o povo.

Confirmando as simpatias por Trump que emergem das últimas ditaduras comunistas escancaradas ou encapuzadas, o DPRK Today, jornal oficial da Coreia do Norte, comemorou entre despautérios contra os EUA, o capitalismo e o Ocidente, uma eventual vitória do populista, segundo informou o jornal “The Washington Times”. 

Ditadura norte-coreana comemora anúncios de Trump
Ditadura norte-coreana comemora anúncios de Trump.
O porta-voz da ditadura marxista mais radical do mundo não hesitou em lhe conceder o título de “político sábio”. Porque em seus ditos inflamados “há muitas coisas positivas”, como o fato de que ele não se engajará pela Coreia do Sul caso estoure uma guerra, a qual só poderá começar por iniciativa da comunista Coreia do Norte.

Trump também disse que gostaria de se encontrar com o tirano norte-coreano Kim Jong Um, enquanto explicava que, se depender dele (Trump), a Coreia do Sul terá que se arranjar para garantir sua defesa atômica.

Em Seul, o jornal “JoongAng Ilbo”, um dos maiores do país, qualificou de “míopes” as ideias do candidato que abre as portas ao agressor marxista.

Trump adiantou que se for eleito retirará tropas americanas da Coreia do Sul. Um cenário que os países bálticos temem em relação à Rússia.

Pyongyang se regozijou com a proposta e um editorial do jornal do governo lhe respondeu: “Sim, faça-o, e logo”, acrescentado que esta frase substituirá o velho slogan comunista “Yankee, Go Home”.


3 comentários:

  1. Se isso for verdade, o que dizer então da sua opositora a Hillary Cliton? Fica parecendo que como os democratas (esquerdas ) estariam perdendo espaço, por óbvios motivos (estão sendo desmascarados ), "infiltraram" seus "agentes" tb do outro lado, visando com isso continuarem no poder e fazendo seus estragos quanto a destruição do ocidente (estratégia das tesouras, acho que isso poderia explicar bem o que está acontecendo).

    ResponderExcluir
  2. Esse Trump é assustador em todos os sentidos... os EEUU estão mais do que perdidos desta vez, tanto se votarem nele quanto na Hillary.... democracia, lá, é praticamente sinônimo de anarquia.... republicanos (se prestassem), deveriam ser duros com o comunismo, mas o Trump parece estar negociando guerras de compadres com países comunistas (como sempre, pra variar), para que o país prossiga sobrevivendo da única coisa que os mantém vivos: a indústria bélica... esse Trump me parece uma espécie de Hitler versão Hollywood.... politicamente falando, acredito que os EEUU possam estar à beira do abismo...

    ResponderExcluir
  3. No meu entender, os progressistas infiltraram seus agentes aqui e começaram a criar alianças do Trump com ditadores extremistas para ver se conseguem VIRAR O JOGO. Realmente é exatamente assim que interpreto estes episódios.

    ResponderExcluir