segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Poloneses recusam pacto anticristão a antipatriótico de bispos de seu país com o Patriarcado de Moscou

O agente Mikhailov comemorou vitoria.
Na foto com arcebispo Michalik, presidente dos bispos poloneses

Um leitor de nosso blog enviou-nos desde a Polônia um valioso relatório sobre os efeitos da “Mensagem conjunta às nações de Polônia e da Rússia”, assinado pelo presidente da Conferência Episcopal polonesa, D. Józef Michalik, arcebispo de Przemysl, e o “agente Mikhailov” da (ex-)KGB soviética, mais frequentemente chamado de Cirilo I, (ou Kiril I) Patriarca de Moscou.

Sobre dita Mensagem conjunta publicamos matéria em post anterior.

O presente relatório é exclusivo. Além do mais as informações nele contidas não foram nemminimamente reproduzidas pela imprensa brasileira.


Nele podemos ver a grandeza da alma polonesa que não se arrende às insidias “ecumênicas” do novo Kremlin.

Eis o relatório:

Queria lhe fornecer mais alguns dados e comentários, sobre a visita do patriarca Cirilo I à Polônia entre os dias 17 e 20 de agosto p.p.

Por falta de tempo, só agora lhe envio essas informações. Peço que me releve se repito alguma coisa.

Poloneses recusam ato insincero, em benefício do novo ditador russo. Patriarca Kiril e arcebispo Michalik
Poloneses recusam ato insincero, em benefício do novo ditador russo
O tal documento que ambas as partes assinaram foi per longum et latum comentado e propagado pela imprensa internacional.

Eu queria comentar um pouco o que a mídia local, aqui na Polônia, noticiou, o tom dos artigos etc., pois isso a imprensa internacional quase não deu, que eu saiba.

Vários comentaristas católicos deram vasão ao seu descontentamento, e mesmo à sua ira, com essa visita.

Por exemplo, Wojciech Wencel saiu com um artigo sob o título “Cegos diante do abismo”.

Algumas frases:

“Dois minutos tomou ao arcebispo Józef Michalik a assinatura do documento que deve contribuir para que “cada Polonês passe a ver no Russo, e cada Russo no Polonês, um amigo e irmão”.

“É preciso ser muito desligado da realidade para acreditar que uma aparição do arcebispo Michalik junto com o patriarca Cirilo poderá deter o processo da civilização da morte.

“É certo, entretanto que a aliança da Igreja com a Igreja.Oortodoxa russa é mais uma etapa da limitação da soberania da Polônia.

Cirilo a Putin: "missão cumprida!"
“Wladimir Putin já há anos usa a Igreja Ortodoxa moscovita para realizar seus interesses imperiais na Bielorrússia como na Ucrânia.

“O fato é que a Igreja na Polônia, que até agora era a guardiã da nossa liberdade, deixou-se embair por tao grosseira astúcia, o que é excepcionalmente doloroso.”

Outra frase: “Será que eu não sinto pesar em perder esta chance de uma reconciliação polono-russa? Em primeiro lugar os Russos devem cortar com as próprias mãos uma das cabeças de sua águia, a do Kremlin, pois ela é a cabeça do demônio, com a qual não pode haver nenhum diálogo.”

O Padre Tadeusz Isakowicz-Zaleski escreveu um artigo sobre essa visita sob o título “Pelos frutos os reconhecereis”.

Uma frase: “... durante os últimos anos o patriarca combateu encarniçadamente o catolicismo no leste do rio Bug. (...), sobretudo contra os uniatas.

“A atitude dos hierarcas poloneses é tanto mais surpreendente quando se considera o fato de que o Patriarcado de Moscou há séculos, ao contrário da Igreja Católica, é dependente da autoridade do estado.

“Assim foi com o Tzar Ivan o Terrível e Pedro o Grande, como com Stalin e Brezneff. No tempo destes dois últimos a I.O. era simples marionete e todos os religiosos que ocupavam postos superiores eram agentes da KGB,...

“E infelizmente o mesmo se passa com o atual “tzar”, Vladimir Putin. (...). Assim, a visita de Cirilo I deve ser tratada não como uma peregrinação de paz, mas sim como uma missão de serviço realizada em nome daquele que o colocou no trono. (...).

"O patriarca combateu encarniçadamente o catolicismo
sobretudo contra os uniatas",
mas arcebispo polonês sorri ao perseguidor
“Quanto às circunstâncias em que foi assinada a declaração de reconciliação, é preciso sublinhar claramente que o Presidente Komorowski e o Primeiro Ministro Donald Tusk fizeram o que puderam para lhe dar um aspecto político.

“Sobre o caráter político atestam também as circunstâncias em que foi assinado o documento. Não o foi durante uma cerimônia ecumênica na catedral católica ou ortodoxa, mas durante um ato oficial realizado no terreno do Castelo Real.

“Os que o subscreveram não só não rezaram antes de apor suas assinaturas, mas nem sequer fizeram o sinal da cruz. Tal como se fossem funcionários politicamente corretos.

“Será que os princípios da nova evangelização não obrigam os mais altos dignitários eclesiásticos? (...).

“As igrejas e as nações precisam de professores que preguem e vivam de acordo com a verdade, livre de cores ideológicas. Precisam da verdade do Evangelho pregado com amor” – disse o arcebispo Michalik. Santas palavras. Só que tais professores não são nem Cirilo I nem o seu mandante de Moscou.”

Comentando a visita, o redator-chefe do jornal “Gazeta Polska” afirma em seu editorial de 22 de setembro:

“A diplomacia russa, pela ajuda da fiel a ela I.O. poderá influenciar não só o governo polonês, mas também os bispos poloneses” (...)

Patriarcado de Moscou é instrumento para re-escravizar antigos satélites soviéticos
“Sou um velho pecador, mas infelizmente estou começando a perceber alguma coisa. Que frutos pode produzir um acordo cozido pelo aparelho de uma autoridade que procede da organização mais criminosa do mundo?

“Às vezes Deus se serve desses. Infelizmente, não sei quais as intenções de Deus nessa questão. As intenções humanas despertam a dúvida de que há aqui uma outra espiritualidade.”

Haveria outros comentários interessantes a transmitir, mas não há tempo para tudo.

É sabido na Polônia que Cirilo I se enriqueceu importando tabaco sem pagar imposto, o que foi permitido pelo governo russo – pelo menos é o que se diz – para ajudar à Igreja Ortodoxa.

Diz-se dele que é pessoa muito ativa, grande administrador, que vai construir 300 igrejas em Moscou e em redor dessa cidade. Os jornais noticiaram também que o governo vai financiar a restauração de 3 mil igrejas no território russo.

Fidel Castro: Cirilo é aliado contra o “imperialismo americano”.
Reputação "religiosa" à altura de missões pouco limpas
Em 2008, durante uma visita a Cuba, condecorou o Fidel Castro e Raul Castro com a Ordem de São Daniel (pela construção da primeira igreja I.O. em Havana).

Fidel Castro, nessa ocasião, disse de Cirilo que era o seu aliado na luta contra o “imperialismo americano”.

Em fevereiro de 2012 Cirilo afirmou num encontro com líderes religiosos que o governo de Putin na Rússia é “um milagre divino”.

No dia 9 de setembro, por decisão dos bispos poloneses, foi lido um resumo do tal documento em todas as paróquias polonesas.

Um jornal afirma que em algumas igrejas não foi lido. Em algumas, antes de proceder à leitura, o padre disse: leio em espírito de obediência.

A iniciativa dessa visita não foi dos bispos poloneses, pois estes, com uma ou outra exceção, têm medo da própria sombra.

A iniciativa deve ter sido de alguma autoridade superior dentro do contexto geral do ecumenismo. “Façam! E’ preciso fazer!”.



Um comentário:

  1. Achei muito interessante no caso de que de seitas nada se pode esperar, como no caso dos auto denominados ortodoxos, no caso nada ortodoxos, e a amizade à Russia e a interesses escusos mostra o mesmo de seitas protestantes com a maçonaria; seria tudo ao fundo farinha do mesmo saco, os 4 diferentes mas cada um levando a seu jeito por vias similares desembocando no mesmo lugar: para as trevas!

    ResponderExcluir