domingo, 21 de setembro de 2014

Recrudesce a perseguição
contra os católicos na Ucrânia

Servas de Maria Imaculada em Donetsk antes da invasão dos milicianos putinistas
Servas de Maria Imaculada em Donetsk,
antes da invasão dos milicianos putinistas
Mercenários pró-russos invadiram, no dia 26 de agosto, o Mosteiro de Todos os Santos da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, em Donetsk.

A informação foi confirmado pela superiora provincial das freiras na Ucrânia, Irmã Bonifácia Dyakiv, informou o Departamento de Imprensa da Igreja Católica de rito greco-católico. /

Os terroristas transformaram o mosteiro das freiras numa base de operação criminosa.

“As irmãs, porém, já não estavam no mosteiro. Por indicação do exarca (bispo) de Donetsk, D. Stefan Meniok, elas haviam abandonado a cidade por razões de segurança”, explicou a irmã Bonifácia.


Dom Sviatoslav, líder dos católicos ucranianos de rito greco-católico visita as Servas de Maria Imaculada em Lviv
Dom Sviatoslav, líder dos católicos ucranianos de rito greco-católico
visita as Servas de Maria Imaculada em Lviv
Porém, segundo ela, todos os objetos de uso pessoal das religiosas, material da igreja e um carro ficaram no mosteiro, tendo sido roubados, presumivelmente pelos milicianos anticatólicos.

Há 15 anos que as Servas de Maria Imaculada vêm fazendo seu apostolado religioso no bispado de Donetsk e Kharkiv.

Agora elas continuam trabalhando ativamente na região ocidental da Ucrânia, preservada, de momento, das violências putinistas.

Poucos dias antes dessa invasão, Sua Beatitude D. Sviatoslav, arcebispo-mor do rito greco-católico, visitou a casa provincial das religiosas, que veneram especialmente a Maria Imaculada em Lviv, informou a sala de imprensa da Igreja Católica na Ucrânia. Information Resource of Ukrainian Greek-Catholic Church.

Durante a homilia, o arcebispo comentou a multiplicação dos pães e dos peixes feita por Nosso Senhor para alimentar a multidão e manifestar-se como o Deus aguardado por Israel.

Dom Stefan Meniok, exarca (bispo) de rito greco-católico de Donetsk
Dom Stefan Meniok,
exarca (bispo) de rito greco-católico de Donetsk
E fez então uma comparação com o crescente apostolado e expansão do catolicismo na Ucrânia, como resultado do zelo das religiosas.

Os desafios enfrentados pelo catolicismo na Ucrânia agredida pela Rússia e como que abandonada pelo Ocidente implicam numa pobreza de meios comparável à da multidão faminta.

Mas, a graça de Deus e suas bênçãos, tais desafios estão fazendo o que parecia inacreditável no país: multiplicando os recursos e os resultados apostólicos.


Desejaria receber atualizações gratis e instantâneas do blog 'Flagelo russo' no meu E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário