domingo, 14 de fevereiro de 2021

Rússia banida dos Jogos Olímpicos por doping

Rússia proibida por doping oficial nas Olimpiadas do Japón 2021
Rússia proibida por doping oficial nas Olimpíadas do Japão 2021
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Há tempos a Rússia disputa na justiça esportiva a presença nas competições internacionais após a descoberta de um grande esquema de doping montado pelo Kremlin antes e durante as Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014.

A Agência Mundial Antidoping a proibiu Moscou de competir nos próximos quatro anos nos jogos mundiais.

O Kremlin apelou a diversas instancias até que o tribunal máximo esportivo, o Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS), confirmou que não poderá participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio ou campeonatos mundiais até 2022, noticiou “Clarín”.

E não lhe foi tão mal. Os juízes do CAS reduziram de quatro para dois anos a suspensão que a Agência Mundial Antidopagem lhe havia imposto por causa de manipulação de dados.

A decisão não tem precedentes na história da justiça esportiva. E enfatiza que a Rússia não poderá competir usando seu nome, bandeira e hino durante esse período, nem poderá sediar qualquer evento esportivo por dois anos.

Os atletas e times russos poderão competir nas Olimpíadas de Tóquio e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, bem como em campeonatos mundiais, incluindo a Copa do Mundo Qatar 2022, se não estiverem envolvidos em casos de doping.

Uma delegação poderá usar uniformes com o nome “Rússia” desde que a frase “Atleta Neutro” ou “Delegação Neutra” se destaque junto e igualmente.

Mas os atletas russos não poderão usar nenhum dos símbolos de seu país.

Mais uma notícia menos vergonhosa para a Rússia é que poderá comparecer aos Jogos de Paris 2024, ao contrário do que exigia a WADA (World Anti-Doping Agency), a Agência Mundial Antidoping, que defendia sua suspensão durante quatro anos.

Em Socchi, o Putin comandou o esquema de doping sem aparecer
Em Sochi, o Putin comandou o esquema de doping sem aparece
A Rússia apelou ao CAS, o Tribunal Arbitral do Esporte com sede em Lausanne (Suíça), contra um veto de quatro anos de qualquer evento olímpico ou mundial por manipular o banco de dados de esportes do Laboratório de Moscou.

O CAS ratificou que a Rússia “não cumpriu o Código Mundial Antidopagem”, de forma que até 16 de dezembro de 2022 nenhum atleta russo poderá participar das principais competições esportivas internacionais sob a bandeira de seu país. Nesse período, a Rússia também não poderá organizar campeonatos mundiais em seu território.

A sanção se aplica apenas nos eventos mundiais e olímpicos. A Rússia passa pelo fio da navalha e poderá receber partidas do Campeonato Europeu de Futebol de 2021 em São Petersburgo porque é competência continental.

Os representantes do governo russo não podem comparecer oficialmente a Copas do Mundo de qualquer esporte ou Jogos Olímpicos, embora há exceções para convidados especiais.

O CAS também obrigou à Agência Antidopagem Russa (RUSADA) a pagar $ 1,27 milhões à WADA pelas custas das investigações.

A WADA concluiu que as manipulações do laboratório de Moscou tornaram impossível verificar se 145 suspeitos de atletas russos violaram as regras antidoping entre 2012 e 2015.

A candidatura russa para os Jogos Olímpicos de 2032 ficou arruinada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário