domingo, 16 de novembro de 2025

Mais “suicídios” e mortes estranhas na cúpula putinista

Roman Starovoit, o Ministro dos Transportes demitido e morto a tiros, próximo de Putin, falou mal da guerra na Ucrânia
Roman Starovoit, o Ministro dos Transportes 
demitido e morto a tiros, próximo de Putin, 
falou mal da guerra na Ucrânia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Putin multiplica os “suicídios” e mortes inexplicadas de figuras de alto escalão que criticaram a frustrante invasão da Ucrânia.

Há não muito, o Ministro dos Transportes, Roman Starovoit, foi morto à bala na rua, após ser demitido, seguido de perto por Andrei Korneichuk, vice-chefe no Ministério dos Transportes, achado defunto em seu escritório.

A imprensa estima que desde o início da criminosa invasão, pelo menos 16 próximos de Putin entraram na sinistra lista de “suicídios” e acidentes bizarros.

O número seria muito maior contando os mortos “suicidados” antes de dita invasão, estimou “Clarín”. 

Eis os nomes dos “suicinatos” colhidos pelo jornal portenho:

30 de janeiro de 2022: Leonid Shulman, chefe de transportes da Gazprom, achado morto no banheiro de uma casa de campo perto de Leningrado, poucos dias antes da invasão russa. Uma nota de suicídio foi encontrada ao lado do corpo.

07/07/2025: Roman Starovoit (53), o Ministro dos Transportes demitido, morto a tiros em seu veículo em uma cidade fora de Moscou.

Leonid Shulman, chefe de transportes da Gazprom, outra morte estranha
Leonid Shulman, chefe de transportes da Gazprom, 
outra morte estranha
07/07/2025: Andrei Korneichuk (42), vice-chefe do departamento de fundos de terras do Ministério dos Transportes da Rússia, morreu repentinamente em seu local de trabalho após saber da demissão e morte do ex-ministro dos Transportes Roman Starovoit.

07/04/2025: Andrey Badalov (62), vice-presidente da Transneft, empresa estatal russa que administra a rede de oleodutos do país, morreu “suicidado” em Moscou por uma queda da janela de sua casa. A Transneft possui o maior sistema de oleodutos do mundo, com quase 50.000 quilômetros de extensão.

16 de fevereiro de 2024: O líder da oposição russa Alexei Navalny (47) morreu em uma prisão no Ártico. As autoridades relataram uma morte repentina, mas sua família, a oposição e os ministérios das Relações Exteriores ocidentais o presidente russo de recusar tratamentos que teriam salvado sua vida.

23/08/2023: O empresário Wagner Yevgeny Prigozhin (62) morreu quando o avião particular em que viajava caiu a noroeste de Moscou, três meses depois de liderar uma revolta armada.

16/02/2023: Marina Yankina (58), alta funcionária do Ministério da Defesa da Rússia, também caiu de uma janela.

Cinco oligarcas, quatro deles da Gazprom, apareceram 'suicidados' em 24 horas, alguns com a familia inteira. Na foto Sergei Protosenya e Vladislav Avayev ex-vice-presidente do Gazprombank
Cinco oligarcas, quatro deles da Gazprom, apareceram 'suicidados' em 24 horas,
 alguns com a família inteira. Na foto Sergei Protosenya 
e Vladislav Avayev ex-vice-presidente do Gazprombank
09/01/2022: Ravil Magánov (67), presidente da petrolífera Lukoil, ainda mais um que caiu da janela, no Hospital Clínico Central de Moscou, onde estava internado. Os parentes descartaram suicídio.

14/03/2024: Vitaly Robertus (54), vice-presidente da petrolífera Lukoil, outro suicídio no próprio escritório. Em 3 de março de 2022, 10 dias após a invasão russa da Ucrânia, a Lukoil disse numa declaração: “O Conselho de Administração expressa sua profunda preocupação com os trágicos eventos na Ucrânia” apelando a negociações sérias e diplomacia”.

19/04/2022: Vladislav Avayev (51), ex-vice-diretor do Gazprombank, ado morto com sua esposa e filha enuma casa a sudoeste de Moscou, num caso muito semelhante ao de Sergei Protosenia, diretor do consórcio Novatek, e de sua esposa e filha também numa casa na praia espanhola de Lloret del Mar.

Alexander Tyulako, executivo importante da Gazprom foi achado mortto na garagem
Alexander Tyulako, executivo importante da Gazprom 
foi achado mortto na garagem
13/02/2024: O piloto de helicóptero Maxim Kuzminov (28), que desertou para a Ucrânia, baleado na cidade espanhola de Villajoyosa. O chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, Sergei Naryshkin, afirmou que ele “se tornou um cadáver moral no momento em que planejou seu crime imundo e terrível”.

19/11/2024: Vladimir Shkliarov (39), dançarino de São Petersburgo, enésima morte após cair do quinto andar. Ele criticava o Kremlin por suas ações na Ucrânia.

21/02/2024: Andrei Morozov (44), blogueiro militar “suicidou-se” após denunciar pressões para apagar uma postagem sobre o grande número de baixas russas em Donetsk.

19/09/2024: Victoria Roshchyna (27), jornalista morta após noticiar o brutal cerco russo à cidade de Mariupol. A justiça ucraniana achou ter sido assassinada após ser brutalmente torturada.

05/02/2025: Vadim Stroykin (59), o cantor e compositor ainda mais um que pulou da janela de seu apartamento no nono andar.

27 de dezembro de 2022: Pavel Antov (66), milionário que na Índia caiu do terceiro andar de um hotel, criticava a invasão russa na Ucrânia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário