domingo, 4 de julho de 2021

Sputnik V: arma da guerra da informação
ganhou “certidão de óbito”

Sputnik V: vacina e arma da guerra psicológica russa segunda dose não sairá mais.
Sputnik V: vacina e arma da guerra psicológica russa
segunda dose não sairá mais.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Foi assinada a “certidão de óbito” da segunda dose da vacina russa Sputnik V após demorada morte anunciada, deplorou o jornal argentino “Clarín”.

Na Argentina, o governo esquerdista que banca ser “mais russo que os russos”, fez depender sua desastrosa campanha de vacinação do produto russo.

E criou barreiras de sabor ideológico contra a competição ocidental, sobretudo contra as vacinas americanas.

Agora o presidente Fernández liberou a vinda das vacinas Pfizer, Janssen e Moderna, em meio a uma onda de indignação nacional pela ausência das segundas doses da Sputnik V.

Essa indignação pode provocar a derrota eleitoral do partido governamental nas próximas eleições.

E isto importa muito mais ao governo do que os milhares de argentinos que estão morrendo ou, as centenas de milhares de pessoas passando angústias pela vacina que não aparece.



Enquanto o desastre sanitário cresce o governo ainda faz voar propagandisticamente um e outro avião de grande porte até Moscou para trazer com conta-gotas algumas vacinas russas.

A ata de defunção foi assinada oficialmente há 50 dias na Rússia quando o Kremlin aprovou a Sputnik Light, metade da vacina original, que dispensa a 2ª dose.

Propaganda governamental da Sputnik V foi inusitada
Propaganda governamental da Sputnik V foi inusitada.
Agora Fernández implora vacinas americanas para não perder as eleições.
Na verdade, diz o grande jornal portenho, a 2ª dose estava fadada desde o momento de seu nascimento.

A Sputnik V fora montada como um engenho de propaganda da guerra psicológica, na qual se destaca o ex-coronel da ex-KGB.

Só testes ainda não aprovados foram feitos quando Putin comemorou a medicina russa partindo na frente de todas as outras.

Mas era preciso produzi-la em quantidade suficiente para vacinar os russos e, também, os habitantes dos 67 governos que apelaram a uma das vacinas mais baratas do mundo e dos quais dependem 3,5 bilhões de pessoas.

Logo começaram os atrasos na fabricação das doses 1ª e 2ª. Não se sabe se a Argentina sabia, mas a preferência nacionalista pela Rússia segue sendo cega.

Os cidadãos argentinos começaram a perceber quando os atrasos entre a primeira e a segunda dose se tornaram evidentes.

Até hoje, apenas uma “elite” e mais alguns foram vacinados com o kit russo completo. E em primeiro lugar os amigos do governo (sem limites, desde que amigos) em vacunatórios “secretos” que acabaram descobertos.

Por fim, Moscou escancarou que não haveria segundas doses para o mercado externo porque nem consegue atender a demanda interna malgrado o povo fuja dos postos de vacinação do governo.

Governo esquerdista ficou “mais russo que os russos” até que Moscou confessou que não podia fabricar a segunda dose
Governo esquerdista ficou “mais russo que os russos”
até que Moscou confessou que não podia fabricar a segunda dose
O enorme déficit de segunda dose fez que milhões de argentinos que tomaram a 1ª se sintam reféns de uma negociata peronista-putinista.

“Clarín” diz que é como se a Rússia nos tivesse vendido uma “casa com piscina” só que nos fundos no lugar da piscina só havia um poço.

O primeiro ministro da Saúde argentino caiu com o escândalo dos “vacunatórios” para os amigos do governo. A atual ministra, Carla Vizzotti, continua defendendo o incumprimento com as segundas doses pela dificuldade em fabricá-las.

É apenas uma parte da verdade. O que fica em pé é a cumplicidade política com a Rússia.

A Argentina assinou seu contrato com o Gamaleya Center por 20 milhões de doses 1 e 2. E as segundas não vieram, mas a Rússia oferece a Sputnik Light que nem foi aprovada na Argentina.

Seis milhões de argentinos que não receberam a segunda dose russa não seriam vacinados de forma satisfatória, quaisquer que sejam as promessas da ministra.

O chefe da Casa Civil, Santiago Cafiero, comparou a primeira dose russa com a dose única da Johnson & Johnson que tampouco foi homologada no país.

63% das vacinas não vieram nas datas pactuadas segundo o Ministério da Saúde argentino
63% das vacinas não vieram nas datas pactuadas
segundo o Ministério da Saúde argentino
Regiões da Rússia central suspenderam a vacinação devido à escassez de doses, relataram as autoridades locais, enquanto o país atingia o maior aumento diário de casos da doença inclusive na capital, Moscou, escreveu “La Nación”.

As autoridades atribuem as causas do pico letal às novas variantes e culpabiliza a população que não acredita na aplicação do governo.

Putin garantiu que a questão seria resolvida em poucos dias, e o primeiro-ministro Mikhail Mishustin anunciou gastos adicionais de 25 bilhões de rublos (US $ 347 milhões).

Apenas um sétimo da população russa recebeu pelo menos alguma dose. Agora todos se deverão conformar à Sputnik Light, dose única.

O Governo argentino se fotografa com aviões da empresa de bandeira Aerolíneas Argentinas que devem trazer, aos poucos, segundas doses para aqueles que levam três meses aguardando enervados após a primeira aplicação.

Se se acreditar no governo, o número nacional oficial de infectados na Rússia é de quase 5,5 milhões.

As estatísticas de óbitos fornecidas pela força-tarefa de Putin estão sempre em crescimento (mais de 130.000 em junho). Mas ainda assim poucas pessoas acreditam e muitos acham que o número deve ser muito mais horrível. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário