domingo, 31 de julho de 2022

Putin apela a curas supersticiosas

Os chifres do cervo russo Maral de Altay teriam efeitos medicinais supersticiosos
Os chifres do cervo russo Maral de Altay
teriam efeitos medicinais supersticiosos
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





WhatsApp Facebook Twitter Skype Pinterest



Rumores sobre grave doença que atingiu Vladimir Putin foram veiculados por chefes da inteligência militar britânica e ucraniana. Teme-se que um golpe esteja em andamento na Rússia para removê-lo.

“Podemos confirmar que Putin está em péssimas condições psicológicas e físicas. Está muito doente. Ele sofre de várias doenças ao mesmo tempo, uma delas é o câncer”, disse o major-general Kyrylo Budanov ao canal britânico Sky News citado por “La Nación”.

O estado de saúde do presidente russo se tornou uma das grandes incógnitas depois que vários vídeos foram divulgados sugerindo que ele está com problemas. Uma das mais explícitas especulações girava em torno de imagens das comemorações do Dia da Vitória, nas quais o presidente era visto com as pernas sob um cobertor.

Durante o desfile militar de 9 de maio – comemoração da vitória soviética contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial – viu-se que o presidente era o único que tinha um cobertor no colo, diferentemente dos demais generais veteranos do evento, sentados ao seu redor em uma galeria, que não tinham tal proteção, apesar de serem pessoas mais velhas que ele.

O meio de comunicação russo independente Proekt especializado em jornalismo investigativo publicou extensa matéria segundo a qual o presidente teria câncer de tireoide, citou “La Nación”.

“Putin agora está acompanhado por uma vasta equipe de médicos, incluindo um cirurgião de câncer de tireoide”, disse Proekt no artigo.

Putin se apresentou como um homem extremamente ativo e forte que mergulha, é cavaleiro descamisado, vai caçar e pescar com uma saúde “excelente” nas palavras de seu secretário de imprensa, Dmitry Peskov.

Raramente foi examinado e pouca atenção foi dada a pequenos problemas de saúde, para criar a imagem de um presidente “macho alfa”. O chefe era apaixonado por esportes equestres, e uma das quedas foi muito grave.

Em um vídeo de 2012 do Dia da Unidade Nacional, apareceu mancando e o serviço de imprensa do Kremlin cortou o vídeo e proibiu categoricamente que as agências de notícias mencionassem o manco em suas mensagens. O Kremlin recorreu à publicação de reuniões pré-gravadas.

Sergueï Choigou, ministro de Defesa, teria aconselhado os banhos em sangue de chifre de Maral de Altay
Sergueï Choigou, ministro de Defesa, teria aconselhado
os banhos em sangue de chifre de Maral de Altay
O presidente mostra interesse pela medicina alternativa, embora muitos em sua família sejam médicos, afirma o artigo.

Na primavera, o Maral de Altay – veado típico da região – desenvolve chifres não ossificados, cheios de sangue de efeito supostamente curativo gerando uma indústria para sua pomada.

Sergei Shoigu, ministro de Situações de Emergência e atual ministro da Defesa, foi o primeiro a se interessar por banhos de chifre. Em 2000, convenceu Putin do Altay para o sistema cardiovascular e rejuvenescimento da pele.

Putin mergulhou em uma banheira com uma mistura de chifre de veado embora não existisse uma única evidência convincente dos benefícios desses banhos. Mas ele voltou a Altay mais de uma vez.

Putin quer medicina alternativa, mas está cercado de médicos. Sua filha mais velha desenvolve métodos alternativos para tratamento do câncer e seu parceiro é amigo do presidente.

No Hospital de Clínicas Central (CCH), que recebe pacientes VIP, Putin é atendido pelo Dr. Dmitry Verbovoy, famoso como ressuscitador e autor de um manual de emergência para envenenamentos.

Os médicos voam para as residências de Putin e o acompanham em suas viagens. Na cidade termal de Sochi, ficam em quatro lugares. Assim Proekt conseguiu saber quais médicos visitaram Putin naquele período e com que frequência.

De tempos em tempos o número de médicos aumenta dramaticamente. Putin pode ter passado por uma operação muito séria, nas costas.

Yevgeny Selivanov, companheiro frequente de Putin, é especializado em oncologia e num trabalho defendeu que “o interesse pelo câncer de tireoide em idosos e senis se deve à dificuldade do diagnóstico precoce”.

Em verdade, Selivanov não consegue esclarecer sua especialização e a Proekt não conseguiu contatá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário