domingo, 9 de abril de 2023

Rússia quer dar golpe de Estado na Moldávia

A presidente da Moldavia Maia Sandu, convoca à reação patriótica, mesmo desarmada
A presidente da Moldávia Maia Sandu,
convoca à reação patriótica, mesmo desarmada
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A Rússia tenta provocar um golpe de Estado na Moldávia, alertou a presidente do país, Maia Sandu, enquanto pedia medidas de segurança reforçadas depois que o governo pró-União Europeia (UE) renunciou após meses de agitação teledirigida desde Moscou, segundo noticiou o bem-informado “Politico”.

“O plano incluía sabotagem e pessoas treinadas militarmente disfarçadas de civis para realizar ações violentas, ataques a prédios do governo e tomada de reféns”, disse Sandu a repórteres em entrevista coletiva.

Ela acrescentou que cidadãos da Rússia, Montenegro, Bielo-Rússia e Sérvia entrariam na Moldávia para provocar protestos na tentativa de “mudar o governo legítimo para um governo ilegítimo, controlado pela Federação Russa e interromper o processo de integração na UE”.

A Moldávia obteve o status de candidato à União Europeia em junho passado, juntamente com a Ucrânia.

“Relatórios recebidos de nossos parceiros ucranianos indicam os locais e aspectos logísticos da organização dessa atividade subversiva. O plano também prevê o uso de estrangeiros para ações violentas”, disse ela.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou sobre os planos da Rússia para provocar distúrbios em outros países durante a cúpula do Conselho Europeu.

Manifestação urdida em Moscou, saiu às ruas da capital de Moldavia contra o Ocidente
Manifestação urdida em Moscou, saiu às ruas da capital de Moldávia contra o Ocidente
Ele confirmou que a Ucrânia havia interceptado os planos russos de “destruir” a Moldávia. Os serviços de inteligência da Moldávia confirmaram posteriormente.

A Rússia ocupa com soldados a região separatista da Transnístria, no leste, e tenta provocar agitação no país, incluindo protestos na capital, Chișinău.

“A forma mais agressiva de ataque é um ataque informático”, disse a presidente Sandu, pedindo aos cidadãos que confiem apenas nas informações das autoridades.

“As tentativas do Kremlin de trazer violência para a Moldávia não funcionarão. Nosso principal objetivo é a segurança dos cidadãos e do Estado”, disse Sandu.

A Rússia rejeitou as acusações de Sandu como “completamente infundadas e sem fundamento” e negou que tivesse planos para desestabilizar o país, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Mas ninguém acreditou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário