domingo, 24 de março de 2024

Eleição de Putin e rumores de guerra mundial

Aurora boreal sobre porta-aviões HMS Prince of Wales do Reino Unido, Exercício Steadfast Defender, o maior da OTAN desde a Guerra Fria
Aurora boreal sobre porta-aviões HMS Prince of Wales do Reino Unido,
no exercício Steadfast Defender, o maior da OTAN desde a Guerra Fria
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A prolongação até 2030 da autocracia que Vladimir Putin exerce há 24 anos obteve 87% dos votos na farsa montada dos subterrâneos do Kremlin, e semeada de protestos, atentados e violências policiais.

O mundo todo, excetuados seus amigos, desqualificou a “comédia negra” que o presidente russo aprontou obter o 5º mandato.

Um dia antes de concluir a votação de três dias, com a “vitória” pelo 87% divulgado, Putin se voltou ameaçadoramente contra os que não gostaram dele.

A fraude eleitoral foi pavimentada pela supressão dos candidatos que poderiam desdourar uma “arrasadora” vitória de Putin.

Ninguém superaria a máquina de fraudar os resultados, porém Alexander Navalny, ou alguém indicado por ele, teriam podido colher uma votação reveladora da insatisfação popular pela invasão da Ucrânia.

Esse temor no Kremlin precipitou a morte do opositor.

Mais de 3000 pesoas en protestos contra Putin assassino
Mais de 3000 pesoas em protestos contra Putin assassino
Navalny foi encarcerado após se submeter a um tratamento na Alemanha que o salvou do agente nervoso Novichok, um dos venenos preferidos pelos serviços putinistas.

Desapareceu da colônia penal onde estava preso por “extremismo” e reapareceu numa outra colônia penal em Kharp, no Ártico russo, onde teria sido assassinado por ordem de Putin segundo “The Economist” .

Dezenas de milhares de russos compareceram ao enterro e cerimônias públicas em muitas cidades desafiando a intimidação policial.

A “purga” de dezenas de “oligarcas” próximos do ditador e de altos mandos militares se somou ao mais de um milhão de cidadãos que fugiram do provável envio como “bucha de canhão” à Ucrânia.

Acresce ainda o meio milhão de baixas na guerra, segundo fontes independentes , o equivalente ao número total de homens engajados no início da invasão.

Putin queria, a qualquer custo, uma vitória para ser aclamado pelo eleitorado como um triunfador.

Vitória de Putin estopim da Guerra Mundial?


Mulltidão canta contra Putin no enterro de Alexei Navalny em Moscou
Mulltidão canta contra Putin no enterro de Alexei Navalny em Moscou
Por que, se a eleição estava decidida em seu escritório? Ele revelou suas intenções acionando um sinistro teclado de ameaças militares contra os países vizinhos.

Voltou-se contra a Polônia dizendo que devia boa parte de seu território a Stalin.

E a Polônia, desconfiada pela invasão da Ucrânia fez de seu exercito o maior de Europa e é o país que mais gasta em se armar no continente.

A Suécia e a Finlândia, países neutrais há dois séculos entraram às presas na NATO.

Até maio a mesma NATO está fazendo o maior exercício desde a Guerra Fria nas fronteiras da Rússia: o “Steadfast Defender 2024” com 90.000 soldados.

A Suécia re-militarizou a ilha de Gotland, no Mar Báltico, que controla a saída naval dos complexos militares russos em torno de São Petersburgo e no enclave lotado de mísseis nucleares de Kaliningrado,.

A Lituânia, a Letônia e a Estônia semeiam minas na fronteira com a Rússia e prepararam suas populações para uma invasão.

Putin reclamou da Noruega as ilhas Svalberg, estratégicas para a saída da frota russa de suas bases siberianas.

No sul Putin apontou contra a desarmada Moldávia, membro da NATO, que tem uma faixa de seu território – a Transnístria – ocupada por tropas russas.

Ali um plebiscito teledirigido pediu a anexação do país pela Rússia .

Na véspera da reeleição, o amo do Kremlin causou alvoroço mundial insistindo em entrevista à TV estatal que o arsenal da Rússia “está pronto” para uma guerra nuclear e anunciando armas “mais avançadas” que as dos EUA .

Essas, quando testadas repetidas vezes deram num fiasco.

Blindados espanhóis cruzam o rio Vístula durante o exercício Steadfast Defender
Blindados espanhóis cruzam o rio Vístula durante o exercício Steadfast Defender
Por sua vez, seu vice-presidente Dmitry Medvedev, em Socchi, no Festival Mundial da Juventude 2024 apresentou um mapa do futuro, em que da Ucrânia só fica uma área minúscula em volta de Kiev, e a Rússia abocanharia mais territórios de países próximos.

Também na iminência do pleito eleitoral russo, o presidente francês Emmanuel Macron acenou a hipótese de enviar soldados à Ucrânia deixando o prato servido a Putin que ameaçou retaliações de grande porte.

Nos mesmos dias, três unidades de soldados russos anti-Putin incursionaram em seu país desde a Ucrânia enquanto dezenas de drones incendiavam as principais refinarias de petróleo em território adversário.

Temores europeus pela vitória de Trump


Vicepresidente de Putin, Dmitry Medvedev, apresenta o mapa futuro do que sobraria da Ucrânia
Vicepresidente de Putin, Dmitry Medvedev, apresenta o mapa futuro do que sobraria da Ucrânia
Na Europa ecoam rumores de guerra, as indústrias bélicas se enchem de encomendas, os países aumentam seus orçamentos militares e se espalhou-se o temor de uma vitória eleitoral de Trump nos EUA.

O virtual candidato republicano diz que cortará o dinheiro dos EUA para a parte do orçamento da NATO que os europeus não cobrem.

Entrementes, seu partido, o Republicano bloqueia as verbas para a Ucrânia que, sem munição suficiente, cede pontos sensíveis do front permitindo ao exercito russo fazer avanços, pequenos em verdade, mas que antes não conseguia fazer.

A ninguém se esconde a recíproca simpatia pessoal entre Trump e Putin.

No partido Democrata, Joe Biden, que se posiciona pela Ucrânia, é o opositor eleitoral de Trump embora seja o presidente mais impopular da história dos EUA e exiba uma condição física e mental fraca para enfrentar uma crise das dimensões anunciadas.



Continua no próximo post: Europa pensa em guerra mundial e na Igreja grassa “guerra civil” teológica universal


Um comentário:

  1. Como enseña el Beato Francisco Palau en "Lucha del alma con Dios" no dejemos de rezar insistentemente por la pobre Rusia y el mundo para que pronto Triunfe el Inmaculado Corazón de María.

    ResponderExcluir