![]() |
| Vyacheslav Markhaev acusou Putin de afogar o país no sangue e leva-lo a uma explosão social |
![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
No Parlamento russo sempre submisso a Putin agora se fala contra a “invasão militar agressiva e catastrófica da Ucrânia”.
O deputado comunista Vyacheslav Markhaev acusou Putin de líder ineficaz que afoga o país no sangue e o leva a uma explosão social.
O deputado Renato Sulimanov disse que a guerra está insuportável, sumiram os empregos e os drones ucranianos devastam a infraestrutura.
Ilya Remeslo ex-ativista pró Putin, agora diz que “é um líder ilegítimo” em quem só 29,5% dos russos confiam.
Putin reage com fúria e impotência enquanto chovem mísseis sobre Moscou e correm boatos de que o ditador estaria preparando a fuga..
O aumento do sentimento de protesto é mensurável em várias regiões.
Uma pesquisa realizada pelo independente Centro Levada revelou que 20% dos russos acreditam em possíveis protestos contra a queda do padrão de vida.
Fica claro que o povo russo está cansado e exausto de Putin e uma guerra que está claramente destruindo o país.
As mortes em massa de russos têm um papel enorme na queda de popularidade do ditador.
![]() |
| O comentarista Ilya Remeslo, virou contra Putin, chamando-o de 'criminoso de guerra' |
Segundo o jornal oficial Pravda, o número já devastador de baixas não está diminuindo, na verdade está aumentando.
Segundo o Kiev Independent, só 70.500 pessoas se inscreveram para o exército russo nos três primeiros meses de 2026, 30.000 a menos da meta e quase 20.000 a menos do que os 90.000 que haviam se alistado no mesmo período em 2025.
Segundo o Telegraf, os gastos de defesa da Rússia alcançaram níveis inéditos desde a Guerra Fria.
O Centro Levada descobriu que 20% dos russos acreditam que protestos são prováveis devido à queda no padrão de vida dentro da Rússia. O gasto militar absurdo alimenta os protestos.
A governadora do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiulina, alertou para uma crise econômica iminente.
Na edição de 2025 do Fórum Econômico de São Petersburgo, Nabiulina e outros alertaram que a economia russa caminha para uma recessão.
Em abril de 2026, ela afirmou que a Rússia enfrentava uma escassez de 2 milhões e meio de trabalhadores, situação nunca vista na história da Rússia moderna.
![]() |
| Elvira Nabiulina, Presidente do Banco Central russo, criticou a política econômica de Putin e 'desapareceu'. Mas voltou. |
Ou está sendo mantida afastada das reuniões de tomada de decisão que deveriam girar em torno da opinião dela.
Um estudo revelou que as reservas financeiras da Rússia estão quase esgotadas e as receitas de energia caíram 45% em relação ao ano anterior.
Segundo pesquisa do Nest Center só 15% dos russos aprovam as políticas econômicas de Putin, enquanto cada vez mais dinheiro é necessário para sustentar a invasão.
A Rússia está à beira de uma explosão social, mas Putin ainda não quer perceber isso, enquanto os alarmes são emitidos.
Fontes: CNNBrasil e Youtube





Nenhum comentário:
Postar um comentário