domingo, 22 de junho de 2014

Desabamento da Rússia
poderia sepultar restos da ordem mundial

Hostilidades de Putin contra Ucrânia visariam  unificar uma Rússia que se decompõe internamente
Hostilidades de Putin contra Ucrânia visariam
unificar uma Rússia que se decompõe internamente
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Segundo o historiador Vladimir Pastukhov – citado por Paul Goble em “Windows on Eurasia” – a guerra de Putin na Ucrânia visa também impedir a desintegração da Rússia, injetando uma “morfina patriótica” para manter a coesão dos russos.

Em artigo publicado na “Gazeta Novaya”, o estudioso russo argumenta que as consequências serão aterrorizantes, porque Moscou terá de administrar essa droga em doses cada vez maiores até morrer de “overdose”

Pelo final da década de 1980, a desagregação do império soviético atingia “todas as etnias”, escreveu. Os líderes pós-soviéticos não conseguiram criar estabilidade.

Hoje Putin sustenta a Rússia com “truques baratos”: manipulação da consciência de massa, o crime como instrumento de poder, a redistribuição de ‘rendas’ com bolsas para a população.

Mas o sistema, “esgotou-se já no final” de segundo mandato de Putin, diz Pastukhov. Agora, o colapso se manifesta “numa série de conflitos militares locais surgidos praticamente do nada como os cavaleiros do Apocalipse”. Os medos do fim do império só foram aprofundados pela revolução ucraniana.

A anexação da Criméia introduziu um “cavalo de Tróia” dentro da Rússia: “o movimento tártaro da Crimeia pode se tornar o catalisador de conflito entre Moscou e Kazan”, diz Pastukhov. “Se as coisas chegarem a esse ponto, então será tarde demais para curar o país”.

Saudosistas anquilosados sonham que estão de volta à URSS, parando os ponteiros do relógio da história. Mas a Rússia na realidade virou “um parque temático do período soviético”. É mais fácil se enganar vivendo com os mitos do que enfrentar a dura realidade, diz o historiador.

Desorganização, crime e 'sistema de bolsas'  afundam internamente a Rússia
Desorganização, crime e 'sistema de bolsas'
afundam internamente a Rússia
A situação só vai piorar, acrescenta. “Os espasmos do império são como ataques epiléticos: cada novo ataque pode ser mais forte do que o precedente” e “a probabilidade é muito grande de que depois do próximo episódio a Rússia nunca mais se ‘levante sobre os próprios joelhos’”.

Tentar salvar o império “a qualquer preço” é um beco sem saída. Mas Putin tentará isso.

Pastukhov diz: “A Rússia precisa de um cirurgião, não de um anestesista”.

Mas – observamos nós – ao esboroar, o gigante russo poderá arrastar toda a Europa e deixá-la coberta de etnias, milícias e facções em luta permanente.

Nesse horizonte o comunismo burocrático também desapareceria, e o desabamento da ex-URSS traria como consequência a anarquia final sonhada por Marx.

A Rússia arrastaria em sua queda os países que se amarraram a ela com negócios. Esse desabamento poderia arruinar a ordem ocidental, que é um eco, embora imperfeito, da Civilização Cristã.

Mas não seria isso o que Putin sonha? 

Parece delírio, mas seus ideólogos, como Aleksandr Dugin não falam doutrinas obscuras que parecem provir de uma alucinação infernal?


Um comentário:

  1. Saiu na versao em lingua portuguesa da voz da russia, agressao a religiao catolica:

    http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_22/falsos-profetas-catolicos-6441/

    ResponderExcluir