domingo, 27 de julho de 2014

Líderes de direitas europeias mudam opinião
e se afastam de Putin

Vladimir Putin no cosmódromo Plesetsk.
Fundo: bandeira com a foice e martelo na Crimeia.

O eurodeputado Nigel Farage conduziu o Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP) à vitória nas recentes eleições europeias, derrotando todos os partidos tradicionais de seu país.

O jovem eurodeputado luta para que a União Europeia tire suas garras da Grã-Bretanha e cesse de estrangulá-la com seus projetos de República Universal.

Entrementes, Nigel Farage havia sido enganado pela ilusão de que o presidente russo Vladimir Putin era o maior estadista da nossa época.

Mas diante do crime do voo MH17 e a reação suspeita do líder russo, Farage mudou corajosa e lucidamente de posição.

Ele declarou ao jornal “The Telegraph” que Putin se mostrou “frio e insensível até à dureza” e que não o admirava mais, meses depois de afirmar o contrário.


Nigel Farage: Putin é insensível
Ele acusou o líder russo de agir de modo chato e pesado diante da ocorrência.

“Ele não está dizendo nada que preste. Todo o mundo queria ouvir dele alguma coisa mais substanciosa do que ele disse.

“Isso mostra a loucura de pôr armas nas mãos de pessoas indisciplinadas. Sejam russos armando separatistas, ou britânicos armando forças rebeldes na Síria. Putin apareceu insensível até à dureza”.

Deve- se augurar que o exemplo de inteligência e honestidade do eurodeputado britânico inspire uma necessária e urgente correção de vistas de muitos enganados a respeito do déspota do Kremlin.

Guillaume Lagane: políticos que acreditaram
na defesa de "valores morais" por Putin passam mal
Neste sentido, Guillaume Lagane mestre de conferências da Faculdade de Ciências Políticas da Sorbonne (Sciences Po), Paris, descreveu no “Le Figaro” a inversão da imagem de Vladimir Putin na Europa.

Desde o início, o presidente russo foi sendo apresentado como hábil político em face de um Ocidente decadente, disse o mestre de conferências.

Mas hoje aparece como o perdedor na crise ucraniana e sua imagem vai se degradando aos olhos de todos.

Do ponto de vista moral, o megacrime do voo MH17 tirou crédito da corrente de políticos seduzidos pela suposta defesa dos “valores morais” por parte de Putin, acrescentou Lagane.

Esses políticos estão aglutinados na “extrema-direita” do Parlamento Europeu e em alguns importantes governos europeus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário