terça-feira, 7 de abril de 2015

Patriarca de Moscou elogia na Duma
a restauração dos “valores” soviéticos
e a diplomacia vaticana

O patriarca Kirill na Duma exortou a restaurar valores soviéticos  elogiou a atual política vaticana.
O patriarca Kirill na Duma exortou a restaurar valores soviéticos
e elogiou a atual política vaticana.



Pela primeira vez na história, o autodenominado Patriarca de Moscou, chefe da cismática igreja ortodoxa russa, foi falar na Câmara baixa do Parlamento russo, ou Duma, noticiou “AsiaNews”.

O objetivo principal da histórica intervenção foi um apelo para restaurar “as coisas positivas da era soviética” e construir a Rússia moderna. Em outros termos, apoiar a construção da “URSS 2.0”, conforme desejo do camarada máximo Vladimir Putin.

Também pediu aos parlamentares a proteção da família e o banimento do aborto que grassa na Rússia num dos patamares mais sinistramente altos do planeta, mas que é uma das “conquistas” da era soviética. O apelo soou incongruente.

Formado nas escolas da KGB, Kirill deplorou “frequentes casos” de destruição e confisco de igrejas ortodoxas na Ucrânia, perpetrados pelos separatistas pró-russos, como se impedi-los estivesse dependendo de uma decisão de Moscou.


Mas Kirill não esclareceu que essas violências antirreligiosas visam deixar de pé somente a sua própria autoridade. Pois elas vêm liquidando os numerosos religiosos ortodoxos que estão escandalizados pela colaboração do Patriarcado de Moscou com o regime soviético outrora e com a agressão de Putin em nossos dias.

O patriarca – “agente Mikhailov” nos registros de membros da velha polícia soviética russa – age assim em total coerência com os objetivos a ele encomendados.

Nos mesmos dias, informou o site “Vatican Insider”, Kirill voltou a derramar tempestuosas críticas contra a Igreja Católica de rito greco-católico, ou “uniatas” ucranianos, à qual dedicou os piores epítetos de seu vasto repertório de insultos: nazistas, fascistas, nacionalistas, russófobos, etc. etc.

O patriarca de Moscou voltou a tripudiar sobre os católicos ucranianos, enquanto tende as mãos à política vaticana de amizade com Putin.
O patriarca de Moscou voltou a tripudiar sobre os católicos ucranianos,
enquanto tende as mãos à política vaticana de amizade com Putin.
Ora, ele o faz porque os católicos ucranianos dos diferentes ritos assumiram uma posição definidamente anticomunista no passado de opressão soviética.

Passado esse marcado pelo holocausto de milhões de camponeses pela fome, pela violência e pelo martírio de centenas de heroicos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, enviados aos campos de concentração ou assassinados friamente.

Essa posição anticomunista dos católicos ucranianos repercute no lúcido e firme repúdio à nova tentativa de Vladimir Putin de invadir e subjugar seu país.

Em sentido contrário, o agressivo patriarca agradeceu ao Vaticano pela abordagem “equilibrada em relação à crise na ex-república soviética”, como ele define a Ucrânia; abordagem que estaria na linha do que Kirill quer.

Este acrescentou que as relações com o atual pontificado “demostram uma dinâmica positiva”, segundo “Vatican Insider” site católico-progressista.

Por sua vez, Dom Sviatoslav Shevchuk, arcebispo-mor de Kiev e de toda a Rússia e chefe do rito greco-católico, sempre repele os desaforos do patriarca amigo de Putin.

Por isso ele faz ponderados apelos para que Moscou reconheça a dignidade do povo ucraniano e abra um “diálogo sincero baseado na verdade”. Também convida a não acreditar na “propaganda” da Rússia atual ou “nova URSS”.

Obviamente, essas respostas cordatas só encolerizam mais o patriarca agente de Moscou.

Atualizações grátis de 'Flagelo russo' em seu e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário