terça-feira, 5 de maio de 2015

Premiê húngaro flerta Putin
e eleitorado lhe tira a maioria

As cores ucranianas evidenciam o temor dos húngaro de sofrer análoga invasão
As cores ucranianas evidenciam o temor dos húngaros de sofrer análoga invasão



Desde 2010, o atual primeiro-ministro húngaro Viktor Orban vem se mantendo à testa do governo apelando para os sentimentos conservadores da opinião pública de seu glorioso país.

Porém, após ter iniciado um inexplicável “namoro” com o presidente russo Vladimir Putin, sofreu uma derrota simbólica, sob certos pontos de vista muito sensível, que semeou consternação entre seus mais próximos assessores.

A Hungria vem sendo hostilizada por causa de sua nova Constituição, de suas corajosas tomadas de posição e de leis que contradizem as imoralidades legislativas promovidas pela União Europeia.

Esse tratamento arbitrário serviu de bom pretexto para Orban se aproximar de Vladimir Putin, que lhe ofereceu o que na realidade não tem: dinheiro. A Hungria passa por dificuldades econômicas e a ilusão mentirosa pode enganar quem está apertado.


Húngaros dizem não a Putin e ao "namoro" de Orban com o chefe do Kremlin
Húngaros dizem não a Putin e ao "namoro" de Orban com o chefe do Kremlin
Em troco das promessas de Putin, Orban qualificou a Rússia de modelo de “democracia não liberal” e externou a sua admiração pelo presidente russo.

No entanto, a opinião pública húngara – incluídos os eleitores do partido Fidesz, do primeiro-ministro – faz questão ferrenha de ancorar o país no Ocidente, segundo noticiou a agência “AFP”.

Na véspera de uma visita do chefe do Kremlin à Hungria, milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Budapeste bradando “Sim à Europa, Não a Putin”.

Por fim, o descontentamento patenteou-se com a recusa do eleitorado de sufragar o candidato de Orban numa eleição parcial em Veszprem, preferindo um candidato independente.

Segundo o especialista Csaba Toth, círculos próximos ao governo reagiram imediatamente, dizendo que essa derrota não significa “o afundamento do partido”. Mas quem fala de si mesmo em termos de “afundamento” é porque não está passando bem...

Após perder a “super-maioria” no Parlamento, o comissário europeu húngaro Tibor Navracsics disse que seu governo sentiu a “necessidade de uma nova estratégia”.

Húngaros dizem não a Putin e ao "namoro" de Orban com o chefe do Kremlin
Húngaros dizem não a Putin e ao "namoro" de Orban com o chefe do Kremlin
O resultado de Veszprem teve “uma importância simbólica enorme”, observou a politóloga Kornelia Magyar.

O jornal “Magyar Nemzet”, o principal dos órgãos pró-Orban, convidou o primeiro ministro a criar juízo com “a derrota” de Veszprem, porque “a erosão do apoio ao Fidesz faz pensar”.

Quem também deve estar refletindo é o cada vez mais agressivo chefe do Kremlin, que não cessa de tentar abocanhar os países vizinhos, entre os quais a gloriosa Hungria, outrora esmagada pelos tanques soviéticos.


Atualizações grátis de 'Flagelo russo' em seu e-mail

Um comentário:

  1. Veja isto:

    http://englishrussia.com/2015/05/06/stalin-monuments-appear-in-russian-cities/

    ResponderExcluir