domingo, 29 de abril de 2018

Instrumento do Kremlin para liquidar os católicos
abraça ao Papa Francisco

O Papa Francisco e o "patriarca" russo Kiril se beijam em Havana
O Papa Francisco e o "patriarca" russo Kiril se beijam em Havana
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






“A Igreja Ortodoxa Russa foi utilizada pelo regime de Stalin para a liquidação pela força da Igreja Greco-Católica Ucraniana”, mas “o clero ortodoxo [= cismático] russo ainda não se desculpou com o greco-católico pela apropriação indevida de todos os seus bens”, vem reafirmando Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, arcebispo-mor do rito Greco-Católico ucraniano, em entrevistas como a veiculada pela agência Religious Information Service of Ukraine – RISU

“Na minha opinião, a capacidade de pedir desculpas indica uma consciência cristã, e é uma condição necessária para a chamada purificação da memória.

“Por exemplo, houve um verdadeiro arrependimento e perdão mútuo entre a nossa Igreja e a Igreja Católica Romana da Polônia.

“Eu sei de fonte segura que os bispos poloneses procuram realizar um ato semelhante de reconciliação mútua com a igreja ortodoxa russa.



Stalin mandou matar de fome milhoes de ucranianos. Foto ruas Jarkov, Ucrania
Stalin mandou matar de fome milhões de ucranianos.
Foto: ruas de Jarkov, Ucrania
“Mas quando se trata de a igreja ortodoxa [= cismática] russa pedir perdão à Igreja Católica da Polônia, aparecem logo as dificuldades”, observou o chefe do rito católico ucraniano.

O arcebispo-mor da Ucrânia disse que por causa disso não houve reconciliação simbólica entre o rito que ele preside e a igreja ortodoxa [= cismática] russa.

“Muito frequentemente, eles falam sobre a dificuldade de ter um encontro com o Papa, que, segundo o patriarca Kirill [russo cismático], é causada pelos Uniatas [greco-católicos] na Ucrânia ocidental.

“Isso vem sendo repetido há perto de 20 anos, quase todo ano, em vários foros.

Dom Sviatoslav Shevchuk, acebispo mor do rito greco-católico ucraniano
Dom Sviatoslav Shevchuk,
arcebispo mor do rito greco-católico ucraniano
“Mas o verdadeiro obstáculo é a incapacidade de admitirem os próprios erros, especialmente o fato de que a igreja ortodoxa russa foi usada pelo regime de Stalin para a liquidação pela força da Igreja Greco-Católica Ucraniana”, concluiu.

Entrementes, enquanto essas verdades históricas vem sendo reafirmadas uma e outra vez, a Ostpolitik vaticano prodiga sinais de amizade preferencial por essa igreja cismática russa.

Exemplos eminentes e clamorosos desse imprudente favoritismo e simpatia pelos cismáticos russos em detrimento dos católicos da Rússia e da Ucrânia são a declaração conjunta do Papa Francisco e o "patriarca" russo Kiril em Havana e a visita do Secretário de Estado, Cardeal Parolin, à Rússia.


3 comentários:

  1. A POPULAÇÃO DESSE POVO TEM DE DIMINUIR, SÓ ASSIM DECAI A INFLUÊNCIA DELES. AINDA TEM GENTE QUE FALA QUE É UMA PENA?!

    ResponderExcluir
  2. A história da IGREJA ORTODOXA VISTA NA LINHA DO TEMPO.
    http://adventmedidas.blogspot.com.br/2016/07/historia-da-grande-russa-ii.html

    ResponderExcluir