domingo, 29 de janeiro de 2023

Risco de Armagedon nuclear

No insucesso e no desespero, Putin poderia pensar num Armagedon final
No insucesso e no desespero, Putin poderia pensar num Armagedon final
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O presidente Biden advertiu as pessoas do círculo mais próximo de Putin que este se propõe levar o mundo ao borde de uma guerra atômica como nunca houve desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, noticiou a imprensa internacional.

Biden falou da “perspectiva de um Armagedon”, em alusão à colossal batalha que, segundo o Apocalipse, acontecerá no fim do mundo.

Colaboradores de Putin pediram para usar armas nucleares contra a Ucrânia, uma vez que o exército russo está sendo derrotado em todas as frentes e o ditador moscovita se mostra desorientado, tal vez por efeito de doenças, medicações e/ou efeitos do álcool.

Para eles, o ditador do Kremlin está sem saída e na hora de cair quereria arrastar todos os seus adversários ocidentais à aniquilação. É a lógica satânica de ditadores anticristãos.

O uso da arma atômica está no subconsciente dubitativo de Putin
O uso da arma atômica está no subconsciente dubitativo de Putin
Certas frases de Putin vão no sentido de apertar o botão vermelho, enquanto outras vão em sentido contrário. A sobrevivência depende dessa hesitação.

“Não enfrentamos a perspectiva do Armagedon desde Kennedy e a crise dos mísseis cubanos”, disse Biden a uma multidão num evento partidário em Nova Iorque.

“Estamos tentando descobrir: qual é a saída de Putin? Onde você encontra uma saída?”

As referências de Biden ao Armagedom foram altamente incomuns para qualquer presidente americano que, em geral, não fazem referencias bíblicas.

As advertências do presidente, feitas sem rodeios a um grupo de doadores democratas vieram enquanto analistas em Washington debatiam se Putin recorreria a armas nucleares táticas para compensar suas crescentes perdas militares na Ucrânia.

Poucos dias antes em mais um discurso irado e inflamado, Putin levantou o espectro das armas nucleares para manter seus ganhos territoriais, que as contraofensivas da Ucrânia corroeram em mais da metade.

Putin sofisma alegando que as bombas atômicas que os Estados Unidos lançaram sobre o Japão em 1945 “criaram um precedente”.

É a primeira vez desde 1962 que autoridades de Moscou fazem ameaças nucleares explícitas.

O pesadelo russo paira sobre o mundo
O pesadelo russo paira sobre o mundo
Autoridades em Washington acham que as chances de Putin usar uma arma atômica permanecem baixas, mas estão claramente preocupados que a doutrina militar russa trate as armas táticas como um elemento potencial de conflito entre forças terrestres.

“Ele não está brincando quando fala sobre o uso potencial de armas nucleares táticas ou armas biológicas ou químicas porque suas forças armadas, estão com um desempenho significativamente abaixo do esperado”, acrescentou Biden sobre Putin

O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, disse que qualquer uso de armas nucleares teria “consequências catastróficas” para a Rússia, e em comunicações privadas com Moscou, os EUA o advertiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário