domingo, 15 de janeiro de 2023

Rússia faz “desaparecer” dois padres redentoristas

Padres Ivan Levytskyy e Bohdan Heleta
Padres Ivan Levytskyy e Bohdan Heleta
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Os padres redentoristas Ivan Levytskyy e Bohdan Heleta, pároco e vigário da Igreja Greco-Católica da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, foram presos em 16 de novembro em Berdyansk, Ucrânia, pelos serviços de segurança russos e foram feitos desaparecer.

A Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) continua sem contato com eles e não tem informações nem mesmo sobre o local onde os dois sacerdotes estão detidos, noticiou “Infocatólica”.

Berdyank é uma cidade portuária no sudeste da Ucrânia, na região de Zaporižžja, controlada pela Rússia.

Num comunicado a Congregação informou que “nos dias 23 e 24 de novembro o canal de televisão russo 'Zviezda' publicou um fragmento do interrogatório de Ivan Levytskyy. Havia sinais visíveis de esgotamento físico e mental no rosto do padre” nas imagens divulgadas.

O Pe Pe. Oleksandr Bogomaz, jovem pároco de Melitopol, na região de Zaporizhzhia, Ucrânia, também foi preso pela barbárie ateia putinista
O Pe Pe. Oleksandr Bogomaz, jovem pároco de Melitopol, na região de Zaporizhzhia, Ucrânia,
também foi preso pela barbárie ateia putinista
Desde que a cidade ficou sob o controle do exército de Putin – de quem se diz falsamente, aliás, que seria um campeão do cristianismo – os padres decidiram heroicamente ficar na cidade “para continuar servindo o povo”, fornecendo apoio espiritual e assistência humanitária a refugiados e pessoas em perigo devido à guerra.

A acusação montada contra os dois padres, e relatada por alguns meios de comunicação russos, é que eles teriam escondido explosivos e armas nas dependências da igreja e no porão de sua residência.

As armas teriam sido encontradas durante buscas por parte de uma unidade da Guarda Nacional Russa.

Essas buscas, realizadas na ausência dos padres que já haviam sido presos, apresentaram resultados “falsificados” e devem ser tidos como “falsos”, sublinham os Redentoristas na Ucrânia.

Os atentados sacríegos russos não cessam
Os atentados sacríiegos russos não cessam
Eles seriam uma represália após as descobertas dos serviços de segurança ucranianos no mosteiro de Kiev-Pechersk, obediente a um patriarca russo
.

“Desde o início da guerra – continua o comunicado dos Redentoristas – os dois padres se dedicaram exclusivamente ao cuidado pastoral dos católicos da cidade de Berdyansk, e até sua prisão ninguém havia reclamado algo sobre seu desempenho”.

A declaração conclui com um apelo pela libertação dos Padres Ivan e Bohdan “deste cativeiro sem sentido”, e com uma invocação a “Maria, Mãe de Deus, Mãe do Perpétuo Socorro”, para proteger os presos e ajudá-los a voltar para casa sem sinais de tortura ou graves danos físicos ou morais.

A Rússia de Putin está reeditando os piores procedimentos da URSS comunista perseguidora dos católicos.


Assim fala o arcebispo-mor dos católicos ucranianos de rito grego (São João Crisóstomo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário