domingo, 31 de janeiro de 2021

Cemitério soviético secreto com mais de mil tanques, aviões e helicópteros em 'reserva'

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Lana Sator, uma fotógrafa de Moscou ganhou notoriedade internacional flagrando lugares abandonados em locais protegidos pelo secreto de Estado na Rússia.

Uma de suas descobertas mais recentes é uma base militar soviética com mais de mil tanques, aviões e helicópteros que hoje acumulam poeira e ferrugem, segundo reportagem de “La Nación”.

Esse ato de exploração urbana, ou urbex, é ilegal na Rússia porque envolve o acesso a propriedades estatais sem permissão.

A fotógrafa viajou mais de uma década pelo país e descobriu parte da estrutura esquecida da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Edifícios icônicos, bases militares e usinas nucleares, mostram ao mundo o gigantismo ameaçador forjado pelo antigo estado comunista e hoje abandonado.


A mulher de 31 anos capturou cenas com uma câmera digital e um drone que mostram mais de mil tanques abandonados no extremo leste russo após o colapso da URSS.

A fotógrafa acha que a Rússia poderia usar essas armas novamente, se necessário. “Cemitérios de tanques são chamados de 'reservas'. 

A URSS tinha milhares de tanques que teoricamente poderiam ser colocados de volta em serviço”, disse.


Será possível? Em alguns casos parecem carcaças irrecuperáveis, mas outros tal vez...

Sator observou “abrigos antiaéreos e bunkers, usinas nucleares inacabadas e um celeiro subterrâneo. Além disso há laboratórios de ciências abandonados, máquinas e fábricas mortas”.

No auge do poderio militar, a URSS tinha entre quatro e cinco milhões de soldados, o maior exército ativo do mundo de 1945 a 1991. 

Todos os homens saudáveis, maiores de idade, deviam servir no mínimo dois anos no exército.

O Stockholm International Peace Research Institute calcula que a URSS teve até 20.000 tanques, 1.500 helicópteros, 30.000 blindados de combate e 13.000 peças de artilharia.

Hoje Putin tenta recuperar o poder de outrora, porém com muitas dificuldades econômicas, falhas tecnológicas e muita fake news.

Estará sonhando restaurar, ainda que parcialmente, esse sinistro tesouro bélico escondido, ou reconstituir um exército dessas proporções de que manifesta saudades?


Nenhum comentário:

Postar um comentário