terça-feira, 30 de novembro de 2021

Crime misterioso em Berlim aponta uso russo de métodos da KGB

Embaixada russa no centro de Berlim
Embaixada russa no centro de Berlim
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Um diplomata russo, que se acredita ser um agente secreto do serviço de inteligência FSB, foi encontrado morto em outubro [2021] em uma rua em frente da embaixada russa em Berlim.

Assim afirma investigação da revista Der Spiegel, referida por “La Nación”.

O homem morreu quando teria sido jogado em 19 de outubro de um andar alto da embaixada. De acordo com fontes de segurança alemãs, os motivos da queda e da morte são “desconhecidos”.

O homem poderia ter sido morto antes de seu corpo ser jogado pela janela do prédio localizado a poucos metros do Portão de Brandemburgo.

A polícia de Berlim se recusou a comentar e dirigiu todas as perguntas aos promotores públicos, que até o momento não comentaram o caso. A descoberta do corpo não havia sido relatada anteriormente.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Rússia usa “conservadores” desprevenidos para minar Ocidente

A guerra da informação de Putin explora a mesma ingenuidade de ocidentais que aproveitava a velha URSS, Caricatura de Catolicismo, nº 155, novembro de 1963
A guerra da informação de Putin explora a mesma ingenuidade de ocidentais
que aproveitava a velha URSS,
Caricatura de Catolicismo, nº 155, novembro de 1963
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O serviço de inteligência dos EUA reconheceu em relatório que os serviços secretos russos desencadearam uma campanha de desinformação massiva bem sucedida nas eleições de 2020, divulgou a CNN.

Os objetivos russos iam muito além da eleição de, neste caso Biden, pois tentavam minar “a confiança pública nas instituições e exacerbar as divisões sociopolíticas nos EUA”.

Dessa maneira desfeririam um golpe mortal na coesão do país que é a coluna vertebral dessa nação, independentemente dos candidatos em campanha.

O relatório foi divulgado pelo Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e avalia de modo abrangente as agressões estrangeiras a essa coluna vertebral, detalhando extensas operações de guerra psicológica por adversários dos EUA, que incluem a China e o Irã.

É perturbador o já temido, mas mal ocultado fato que se deu no ano 2020 que já se tinha manifestado em eleições anteriores: grandes figuras da política que se apresentavam como “conservadoras” haviam sido seduzidas pela campanha de desinformação da Rússia e acabavam perdendo aos conservadores sinceros.