Estátua de Lenine reinstalada em Henichesk pelo invasor russo |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Assim que as forças de Putin ocuparam a cidade ucraniana de Henichesk na fronteira com a península da Crimeia, reinstalaram uma estátua de Lenine que havia sido removida, informou o jornal espanhol “ABC”.
Em 2015, esse monumento ao líder da Revolução Comunista de outubro de 1917 foi removido de acordo com a lei de 'descomunização' do país.
A nova estátua se ostenta diante do prédio do governo regional ucraniano no qual, aliás para maior ofensa, agora está hasteada uma bandeira russa.
A agência ucraniana Euromaidan Press noticiou que Yuri Sobolevsky, deputado regional ucraniano de Kherson (a região à qual pertence a cidade de Henichesk) denunciou que “os invasores continuam seus experimentos para voltar no tempo”.
Em análogo sentido, os comunistas saudosistas da URSS manifestaram o seu apoio à injusta e cruel ofensiva de Vladimir Putin contra a Ucrânia, numa cerimônia pelo dia do nascimento de Lenine.
Fazendo seus os slogans falsos elaborados pelo Kremlin os manifestantes atacaram arbitrariamente, e aliás canhestramente, aos “anglo-saxões que vieram à Ucrânia com o objetivo de dominar o planeta”.
Essas inverdades vêm sendo espalhadas pela formidável máquina de mentiras que Putin há anos montou na Rússia para desnortear e caotizar a verdade em Ocidente.