quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

“De novo... de novo ... de novo!”
à beira do abismo

F16 português intercepta Tu-95
F16 português intercepta Tu-95


De novo... de novo ... de novo! O locutor da Sky News sublinhou a incessante partida de caças da OTAN para afastar jatos de guerra russos que violam, ou ameaçam violar, o espaço aéreo europeu. Mais de 400 missões em menos de um ano!

Na sexta-feira, 12 de dezembro 2014, mais uma colisão de um voo comercial escandinavo com um avião de guerra eletrônica russo foi evitada por uma fração de segundos pela perícia do piloto europeu, noticiou 20minutes.fr.

O incidente aconteceu perto da cidade sueca de Malmoë, logo após o avião da SAS decolar do aeroporto internacional de Copenhague. A ocorrência, a segunda na área, foi denunciada por Johannes Hellqvist, porta-voz das forças armadas suecas.


A crispação é crescente com as violações dos espaços aéreos nacionais por aviões de guerra russos que voam com o transponder desligado e simulando operações de guerra, mais provavelmente para testar as defesas ocidentais.

No início da semana, a Lituânia pôs várias unidades de suas forças armadas em estado de alerta e anunciou compras extraordinárias de armamento ocidental.

Poucos dias antes, F-16 holandeses que fazem parte do corpo da OTAN para proteger os países bálticos interceptaram dois bombardeiros russos SU-34 sobre o espaço aéreo lituano, noticiou a agência EFE.

O ministro da Defesa da Polônia, Tomasz Siemoniak, denunciou pela TV N24 “uma atividade militar russa sem precedentes sobre o Mar Báltico”. A Polônia também procedeu a uma compra excepcional de armamento, pensando num eventual conflito com o vizinho vermelho.

Siemoniak descartou pôr de imediato o Exército polonês em estado de alerta, mas advertiu que “este tipo de tensão acumulada é má para as relações no Mar Báltico”. A tensão vem piorando desde o início da agressão russa à Ucrânia.






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