O programa espacial soviético teve forte componente propagandístico. Na foto: estação espacial MIR, desativada em 2001, apresenta defeitos de planificação e danos causados por lixo espacial. |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) russo perdeu o controle do Progress M-27M, uma nave espacial não tripulada enviada a abastecer a Estação Espacial Internacional (EEI), noticiou o jornal portenho La Nación.
O artefato descontrolado iniciou o processo de queda sobre o planeta sem que os controladores em terra possam impedi-lo, explicou um responsável russo.
Os controladores tentaram restabelecer as comunicações com o bólido enlouquecido, mas tiveram resultados insuficientes.
Ingressando na atmosfera, o lixo espacial se desintegra. Porém, podem sobrar partes importantes que impactam a terra. |
“É impossível dizer exatamente quando é que se precipitará sobre a terra. Mas podemos dizer que a queda acontecerá em condições incontroláveis”, garantiu a fonte.
A previsão de queda aponta para a sexta-feira 8 de maio. Não se sabe o local provável do impacto: pode ser qualquer um.
É possível que o artefato prossiga “em voo descontrolado até que entrará na atmosfera e se queimará”, tentou tranquilizar um especialista aeroespacial russo consultado pela agência oficial RIA Novosti.
A nave partiu do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) na manhã do dia 28 de abril (2015), mas se situou numa órbita errônea, gira aloucadamente sobre seu eixo e envia parcos sinais à base ficando impossível tentar alguma manobra.
O Progress M-27M transportava duas toneladas e meia de fornecimentos para a EEI à qual não conseguiu se aproximar. A Estação Espacial Internacional é um projeto de 16 países e teve um custo de 100 bilhões de dólares.
A carga mais prezada é a simbólica. Trata-se de uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em Berlim em 1945.
O cargueiro espacial Progress M-27M, na base. Agora está caindo com sua carga simbólica soviética. |
No dia 9 de maio, os astronautas russos fariam com ela uma comemoração da vitória da URSS no fim da II Guerra Mundial.
Agora não está para festa. O lance de propaganda do regime de Vladimir Putin virou pesadelo: a bandeira ficou a mercê de um engenho apavorador de sete toneladas que vai se precipitar não se sabe onde.
O simbolismo não deixou de existir, mas ficou de todo diferente.
Passou a ser o símbolo da degringolada da manobra de Vladimir Putin visando restaurar os “valores” da antiga URSS.
A queda do emblema perverso poderá causar males, imprevisíveis no momento que escrevemos, mas provavelmente restritos.
O engenho em desvario portador da bandeira soviética poderá passar para a história como um prefigura do porvir da Rússia se as atuais tendências prosseguem seu endoidecido curso.
É. Nos sites Russos nenhuma palavra.
ResponderExcluirEsses russos nao aprendem msm.Quando os pessoal fala que essa turma participa de seitas SATÂNICAS ,agora esta ficando mais claro para mim
ResponderExcluir